quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Diário de bordo - 04 de setembro de 2012

          Linares, Chile. Uma cidade que vive a lembrança, bem presente em todos os cidadãos, da tragédia que assolou a cidade e região do sul do Chile: o terremoto de 28 de fevereiro de 2010. Na cidade terremoto e na costa, bem vizinha daqui, um tsunami. Muita destruição e muita morte. Quando saímos caminhando pelo centro da cidade vemos as marcas nítidas nas construções e na conversa do simpático povo linarense.
          Ontem, pela manhã a equipe do SADA Cruzeiro fez exercícios físicos em uma academia no centro de Linares, Academia Nova Era, e enquanto se exercitavam saímos eu, Beto Marteletto, Dr. Rodrigo e Thiago para uma caminhada pelo centro de Linares para comprarmos chips para os tablets. Visitamos várias lojas e vimos de perto as marcas do famigerado terremoto.


          Após os exercícios na academia a equipe retornou ao hotel para o almoço, não sem antes fazer muita resenha na porta da academia. A alegria é uma das características desse grupo e motivo de tantas vitórias e conquistas. 
          Enquanto os atletas retornavam ao hotel, fui convocado, junto com Marina Medioli, Andréa, Luiz e Marcelo Mendes a comparecer à praça principal de Linares para uma solenidade na prefeitura. A prefeitura e a Governanza Regional se localizam em uma enorme praça, muito arborizada, onde foi instalado um palco e assistimos a um show de música e dança folclórica regional, a "Cueca". Após tal solenidade fomos convidados para um coquetel dentro do prédio da Prefeitura onde me foi contada em detalhes a História de Linares e seus vultos históricos. Foi na região de Linares que os espanhóis assinaram o tratado dando a independência ao Chile em 18 de setembro de 1810.





          Após a recepção na prefeitura encontrei os pais do Daniel, nosso levantador, que também são pais da jogadora de volei, atualmente modelo, Mari Paraíba na praça assistindo a solenidade. Eles estão no Chile para assistirem os jogos do filhote campeão. São Isnaldo e Célia. Almoçamos juntos e, mais ou menos às 14:30 hs aconteceu o que eu achava que teria a oportunidade de conhecer no Chile: os lustres balançaram na cidade de Linares! Um terremoto! Bem, é claro que não foi nada de tão impressionante, pois não alterou em nada a vida dos que presenciaram tal abalo. Nós mesmos, que almoçávamos naquele momento, nem percebemos. Se as pessoas não comentasse o assunto, passaríamos ilesos de tal experiência. Mas valeu! Conheci meu primeiro, e espero último, terremoto!
          Do almoço fomos apanhados por uma dupla de guias turísticos e fomos conhecer a pré-cordilheira dos Andes. Antes passamos pela Igreja da Imaculada Conceição, que foi atingida pela terremoto, ficando em pé somente a fachada. Fomos em um jipe por uma estrada de terra acompanhando o curso do rio Achibueno que, assim como o rio Ancoa, nasce na Cordilheira dos Andes e abastece a cidade de Linares de água muito límpida. A natureza maravilhosa é uma das maiores qualidades do Chile e as paisagens são deslumbrantes! Passamos por uma ponte pênsil incrível que balançava demais a qualquer movimento brusco. Quase matei a amiga Célia do coração! Fizemos um belo pic-nic ao lado do rio e fomos até o posto dos carabinieros chilenos quase na fronteira com a Argentina.





          Na volta paramos em uma casa especializada em "tortillas", "empanadas" e um desconhecido "cancho en piedra" e nos fartamos de tanto comer. La Carmenzita nos recebeu muito bem e nos apresentou as outras três irmãs que com ela trabalham com muito afinco. O maior orgulho delas é que o trabalho as mantém unidas. Muito bonito isso. Um dos filhos de Carmenzita é torcedor ferrenho da Univesidad de Chile, "La U" e ficou muito feliz quando lhe mostrei uma foto que tenho com Montillo. Quase desmaiou quando contei que quase compramos Lorenzetti! Disse que era melhor comprarmos o time todo de uma vez!
          Foi muito bom conhecer os pais do Daniel. Agora já conheço a família quase toda, só falta conhecer a estrela Mari Paraíba!


          Ao retornar demos conta que havíamos chegado tarde demais para assistirmos o jogo treino do SADA Cruzeiro contra o Hurricanes da Bolívia onde vencemos por 2x1. O professor Marcelo aproveitou bastante a oportunidade e colocou todo o mundo para jogar.


          À noite tivemos um congresso técnico e depois um coquetel de congraçamento. Muita alegria e muito cansaço. A prova é que só estou redigindo agora....
          Hoje, às 18:30 se inicia mais uma página heroica e imortal de nosso Cruzeiro. Iniciamos o Sulamericano de Volei contra os uruguaios! 
          Vamos, vamos, Cruzeiro! Vamos, vamos a ganhar! Vou aonde você for, só para ver você jogar!

Um comentário: