sábado, 25 de maio de 2013

Diário de viagem - 25 de maio de 2013

     Mais um dia de jogos e mais uma classificação para as semifinais de um campeonato na Holanda. Desta vez em Terborg, cidade na fronteira com a Alemanha e, por isso, com grande presença de times e turistas daquele país. É sempre bom lembrar que existe uma rivalidade terrível entre os dois países também no futebol. É pior que Brasil e Argentina. A Holanda foi invadida pela Alemanha no princípio da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1940 e os alemães só saíram em abril de 1945, poucos dias antes do final da guerra. Terborg, como fica na fronteira, foi a primeira cidade a ser invadida e a última a ser libertada. Batalhas ferozes foram travadas aqui e a marca dos combates ainda existem. Atrás do campo onde se realiza o campeonato, há um bosque, onde canadenses e alemães lutaram. É proibido, ainda hoje, caminhar pelo bosque, sem que seja por uma trilha demarcada, pois ainda há o perigo de existirem artefatos explosivos por ali.
Vejam o bosque atrás do campo: proibido passear por ele!

     Os alemães vieram com duas equipes, o Bayer Leverkusen e o Bochum. Garotada alegre e sonhadora esses alemães. Torcem por uma vitória do Borrussia Dortmund, mas têm certeza que o Bayern München ganhará a final da Campions League em Londres.
     Por falar em gente alegre, os holandeses de Terborg dão um show neste quesito. Para se ter uma ideia, a cidade possui apenas 4.000 habitantes e durante o torneio, se mobiliza para realizá-lo. Todos trabalham e são voluntários nos dias de competição. A garçonete da área VIP é enfermeira do hospital. A vendedora de sanduíches ("Broede Frikandel" é o meu favorito!) é atendente em uma loja, as vendedoras de fichas para os bares são estudantes, a senhora que distribui credenciais é esposa de um dos organizadores e etc. Todos querem que tudo saia perfeito e assim é feito.


     Como já expliquei anteriormente, os jogadores de Cruzeiro e Atlético ficam hospedados em casa de famílias da cidade, e chegam ao local dos jogos por conta própria, muito vêm de bicicleta, que é uma mania nacional por aqui, pois o país é totalmente plano.
     Espalhei a notícia de que a rapaziada que foi fotografada comigo no ano passado aqui na Holanda subiu toda para o profissional. Houve uma fila para fotos comigo!



      Nosso primeiro compromisso de hoje foi contra o tradicional PSV, time muito ligado ao Cruzeiro, que recebeu Ronaldo Fenômeno e Gomes diretamente de Belo Horizonte para apresentá-los à Europa. Infelizmente fomos derrotados por 2 X 0. O PSV jogou muita bola e nos marcou com muita pressão. Assim ficamos dependendo do jogo da tarde contra o Bochum. 





     Às 14:00, horário local, começamos o jogo contra o Bochum da Alemanha. O uniforme deles, na cor laranja, fazia com que parecessem com a seleção holandesa. A camisa lembrava muito a nossa camisa da temporada de 2011 com aquela letra V no peito. Os jogos têm dois tempos de vinte e cinco minutos cada, sem prorrogação. Já aos quinze minutos de jogo vencíamos por 3 X 0, gols de Rodrigo Dias, Alex e Eurico. Vencemos e convencemos! Um passeio! Estamos classificados para as semi-finais no sábado de manhã e enfrentaremos nosso eterno rival holandês Ajax de Amsterdam.


     A nota triste foi que o tão esperado Cruzeiro X Atlético na Holanda não acontecerá. O segundo time de Minas Gerais foi derrotado ontem pelo Ajax e hoje pelo Bayer Leverkusen, ficando fadado à disputa do quinto e sexto lugar contra o PSV. Perdemos a oportunidade de mostrar ao povo batavo o maior clássico de futebol do Brasil.
     Agora o momento camisas trocadas no dia:

Ajax de Amsterdam
PSV Eindhoven

Bochum.



Agasalho do Bochum.
     Vamos agora assistir a final da Champions e aguardar o domingo para publicarmos os resultados finais do Torneio de Terborg!

Um comentário:

  1. o time esta em formação , se comparar com o time do ano passado ficaram poucos.Estamos jogando contra times fortes e tradicionais e acho a campanha boa. O principal é manter a fama do Cruzeiro e montar um time que com os varios jogadores machucados que ficaram aqui venha a disputar a taça BH e o brasileiro sub20.

    ResponderExcluir