sábado, 18 de maio de 2013

Diário de Viagem - 18 de maio de 2013

     Enquanto a maioria dormia em Belo Horizonte, eu já estava de pé. Afinal, são cinco horas de diferença. Me levantei da cama às 06:30 e em Belo Horizonte era 1:30 da madrugada. Tomei café, peguei o ônibus que leva hóspedes do hotel ao aeroporto e lá peguei o trem para o centro de Amsterdam. Foi ótimo ter chegado super cedo, pois o comércio estava fechado e muito pouca gente perambulava pelas ruas e becos do centro. Pude ver Amsterdam e toda sua opulência arquitetônica bem tranquilamente.

Centro de Amsterdam
  A Praça do Dam, onde o novo rei foi coroado, estava entregue às moscas. Andei muito por ali e depois perambulei pela Red Zone. Até as mocinhas de lá deviam estar dormindo...
Praça do Dam. Da sacada o novo Rei e sua esposa saudaram a população. Devia estar lotado naquele dia, pois hoje estava às traças.

   
Canal perto da Red Zone.
      Quando o comércio abriu, aproveitei para comprar os presentes de todos os que me pediram e depois me dirigi à estação central e retornei para o aeroporto e de lá para o hotel.
Estação Central de Amsterdam.
     Foi a conta de chegar no hotel e já partimos para o Estádio Olímpico, onde foram disputadas os Jogos Olímpicos de 1928. Para os padrões de hoje, é um estádio muito simples, mas que impressiona pela arquitetura e pelo espírito olímpico que espira. Em todas as instalações há retratos da época da Olimpíada e recordações, como pratos de louça e canecos de chopp.
Vista do Estádio Olímpico com a pira ao fundo.
   
Arquibancada e Tribuna.     

     A estrutura montada para o torneio impressiona e vários equipamentos são colocados para entreter a garotada que comparece com os pais. Gaiolas com futebol de duplas, chute ao alvo valendo brindes do Ajax, infláveis e muitos, muitos brindes!



     Há também uma estrutura para alimentação dos torcedores, e são de lojas rolantes pois estão presentes em todos os torneios por onde passamos na Holanda.


Uma das lojas rolantes. Este tipo de comércio é chamado de "Comida de Parede", pois você coloca moedas ao lado das vitrines que se abrem. Como parece que é uma parede, os holandeses colocaram este nome.

Um saudável e pouco calórico croquete.
      Há também um espaço reservado para empresários que vão observar os futuros craques. Aliás, há mais observadores do que torcedores. Fui muito assediado por vários que queriam informações de nossos atletas. A resposta foi padrão: "Não viemos para vender. Viemos para vencer!" É lógico que se aparecer uma proposta muito interessante, o Diretor da Base Claudiomir Rates pode negociar à vontade. Há tempos atrás era só fazer proposta.

A maior quantidade de VIPs por metro quadrado do mundo está em Amsterdam!

Cena do jogo Cruzeiro x Tottenham
     O Cruzeiro estreou no Torneio de Amsterdam jogando contra os ingleses do Tottenham. A partida terminou empatada em 0 X 0. Jogamos muita bola! Apesar da falta de entrosamento, afinal perdemos vários jogadores promovidos e outros tantos por lesões, corremos muito e assustamos os súditos da rainha.O time jogou com: Charles, Marcos, Alex, Murilo, Renan, Eurico, Juninho, Bruno, Rodrigo,, Gabriel e Willian. Entraram Bruno Lamas e Carioca. O Gabriel acertou um petardo na trave em cobrança de falta. Uma pena que não foi gol.


Após o jogo no vestiário.
      Amanhã enfrentaremos o Manchester United às 12:00 hs e às 15:00 hs teremos pela frente o Fluminense do Rio de Janeiro.
     Interessante é que temos dois times africanos disputando o torneio: Chelsea de Gana e Ajax de Cidade do Cabo. Gostaria muito que em um futuro próximo, comparecesse aqui o Cruzeiro de Angola.


De verde o Chelsea de Gana e com o uniforme igual ao do Ajax Holandês a sua filial sul africana, o Ajax de Cidade do Cabo.
      Após nosso jogo, me dirigi ao vestiário dos ingleses, me apresentei e propus a troca de camisas. Fui atendido pelo diretor Sir John, que ficou muito satisfeito em receber nosso manto azul. 

Para deleite de meu amigo Fabio Pinel, eis a camisa que levarei para casa como troféu de guerra!
        Mas a melhor do dia foi ter encontrado no lobby do hotel o casal Jucélia e Wellington Rinco, de Juiz de Fora. Ele trabalha em Macaé e é Cruzeirense fanático! Estava muito feliz em encontrar nossa delegação aqui em Amsterdam. Acho que ele nem prestou muita atenção na atrações da cidade, pois a camisa que ganhou o impressionou muito mais! E o mais incrível: ele é de Guarani e conhece o berço da família Ciscotto que é Rochedo de Minas!
       Amanhã postarei mais notícias, novidades e curiosidades sobre o Torneio de Amsterdam! 
     Tot Ziens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário