sexta-feira, 31 de maio de 2013

Festa Italiana!

   
 
       Em 2007 aconteceu uma reunião entre representantes da comunidade italiana com o escopo de organizar uma festa que reunisse a comunidade. Estavam presentes Silvia Alciati presidente do Comites, Anísio Ciscotto presidente da ACIBRA  Brian Bolasco Consul da Itália.
       Nascia, naquela reunião, a mais tradicional festa italiana entre todas as que acontecem em Belo Horizonte. Desde então, em cada edição da festa, milhares de Belorizontinos se confraternizam na Avenida Getúlio Vargas, bem em frente ao Consulado Italiano.
        A Festa Tradicional Italiana já se tornou o maior evento popular italiano fora da Itália. Na edição de 2011 compareceram 80.000 pessoas. É uma festa que reúne famílias e que tem a simpatia das instituições públicas da cidade e do estado. Há atrações para todas as idades e o clima de confraternização é uma constante.
Como vem gente!

Capricho é o que não falta!

Vinho de primeira!

Mamma Mia!

       Neste ano a festa acontecerá no dia 02 de junho, que é um dia muito especial para nós italianos, pois é comemorado o dia da República Italiana. Em 1946 houve um plebiscito sobre o tipo de governo que os italianos queriam: monarquia ou república. Venceu a República. Em 02 de junho de 1948 nasceu a república Italiana. Em Belo Horizonte o dia 02 de junho é considerado o "Dia da República Italiana", fruto de uma lei aprovada pela ex-vereadora Maria Lúcia Scarpelli. A festa deste ano comemorará os 200 anos de nascimento de Giuseppe Verdi, compositor italiano que representa muito em suas óperas o sentimento do nacionalismo italiano.

Olha quem compareceu à festa de 2008 e ficou tranquilo no meio da multidão: Governador Anastasia!

São muitas as atrações e os hinos nacionais da Italia e do Brasil são entoados.

      A entrada é um quilo de alimentos não perecíveis. Quem quiser ir, pode comprar o alimento em barracas instaladas nas entradas da festa.

O que não falta é gente bonita!

      Neste ano teremos, além das barracas de restaurantes e bebidas,  a área infantil com teatro, brinquedos. Também teremos a exposição de carros antigos da FIAT. Outra atração é a área das Associações Italianas onde o visitante pode conhecer as regiões italianas, cada qual com sua particularidade.
      É um ótimo programa para domingo! Leve sua família e confraternize com a comunidade italiana de Belo Horizonte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário