quinta-feira, 22 de maio de 2014

Confraria faz 15 anos! Viva O Bastião!



No ano de 1999 recebi uma visita muito simpática no meu trabalho. Àquela época, eu era Gerente Geral da Agência Alípio de Melo e o visitante era ninguém menos que Jairo Alves, colega de Conselho no Cruzeiro Esporte Clube.
O saudoso Jairo viera até meu local de trabalho para me convidar para fazer parte de uma novidade que acontecia todas as terças-feiras na sede do Barro Peto, onde antigamente funcionava o Bar do Buru: A Confraria San Sebastian!
            A primeira vez que compareci, foi paixão à primeira visita, pois o ambiente era muito animado e havia a proposta de que os jantares servidos na reunião da Confraria deveriam ser preparados por algum dos confrades. Muitos talentos da gastronomia barropretana  despontaram daquelas reuniões, sob a batuta de nosso chefe Hermínio Lemos. Márcio, Galvão, Wagner e tantos outros cozinhavam em equipamentos comprados pelos membros da confraria. Posteriormente o trabalho de cozinhar passou a ser feito por profissionais contratados, como é feito até hoje.
            Quando passei a freqüentar a Confraria, o time era composto por trinta amigos que tinham na terça-feira a oportunidade de beber uma cerveja, degustar um bom prato e falar, falar muito sobre o nosso Cruzeiro querido. Hoje, a bebida que mais é sorvida nas reuniões, é o vinho tinto. Àquela época, a loura gelada era a preferida de todos. Aliás, a Brahma mandou duas geladeiras novinhas para nossa Confraria e o nosso Confrade que controlava o bar teve até que fazer curso, visando manter a temperatura nos padrões da cervejaria!
            O tempo passou, confrades chegaram e confrades saíram. Talvez um dos que mais marcaram a Confraria com sua chegada foi o Confrade a quem apelidei de 31° Confrade: o Jornal O Bastião. Chegou trazido a tiracolo pelo nosso amigo Casca, que era o responsável pela edição que não era mensal, nem bimestral e muito menos semanal: a edição era quando o Casca podia publicá-lo.
            Figura carimbada nas rodas de amigos, também contava com a contribuição de muitos amigos que escrevem reportagens sobre diversos assuntos. Toda a vida social Cruzeirense é abordada pelo nosso 31° Confrade e muitos eventos das vidas pessoais dos colegas são destacados nas colunas do periódico sebastiano. A Festa Italiana, as festas do clube, os jantares, homenagens e promoções que os confrades recebem, são devidamente registradas no jornal.
            A História da confraria é facilmente estudada com a análise dos números publicados o O Bastião.
            No aniversário da Confraria neste ano, rendo homenagens ao 31° Confrade, o jornal O Bastião, que tantas boas notícias e em reportagens nos valoriza!
            Obrigado, Casca, pelo presente tão simpático e fundamental que nos deu: nosso 31° Confrade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário