sábado, 29 de junho de 2013

Um dos motivos de nosso time ser tão abençoado!

         
Padre João ao lado de seu grande amigo e colaborador Deputado Fred Costa.
        


         Há algum tempo atrás, na Paróquia de São Bento, militava o Padre João Emílio como pároco daquela comunidade. Por ter morado por alguns anos no bairro, eu e minha família frequentávamos tal igreja. Aliás, um dos grandes orgulhos que tenho, foi ter sido colega de banco de igreja do saudoso Presidente Felício Brandi, que também morava no bairro, nas manhãs de domingo!
        Padre João encantava a maioria dos paroquianos pela sua disponibilidade e dedicação. Bastava dizer que alguém necessitava de uma unção dos enfermos ou encomendar algum parente que havia falecido e o Padre João largava o que estava fazendo e ia lá. Também sempre foi um sacerdote que incentivou muito os movimentos de pastorais da paróquia e principalmente os jovens. Aliás, entre eles há uma piada sobre o Padre João que é a seguinte: o que é um pontinho amarelo sobre o altar? Resposta É o Padre João É milho!
        Cruzeirense fervoroso e fã de futebol, Padre João sempre usou do esporte para animar as missas e prender a atenção dos paroquianos. Neste ponto, sabedor da minha paixão pelo esporte e do fato de ser Conselheiro Cruzeirense, sempre me usou como seu assessor para assuntos futebolísticos. Em algumas poucas ocasiões, enquanto ele celebrava as missas no final da tarde e coincidia com jogos do Cruzeiro, eu ia à missa com o radinho no bolso e o fone de ouvido na orelha, para desespero de minha esposa. Porém, eu ficava assentado em um local pré-determinado e à medida que os gols iam saindo, fazia sinais para o Padre João anunciando o placar. Quando o jogo acabava, ele sabedor do resultado, em sua homilia elogiava o desempenho do time e anunciava o resultado final, para espanto de seus paroquianos. Também tinha o costume de separar a assistência por preferência clubística. Dizia para os Cruzeirenses lerem, nas preces da comunidade, os itens ímpares, os atleticanos os pares e os americanos os que quisessem.
        Em determinada ocasião estava participando do Encontro de Casais com Cristo e havia jogo do Cruzeiro naquele domingo. Era um jogo contra o Vitória da Bahia. Estava eu trabalhando no encontro e com o famoso radinho no bolso e fone no ouvido. Uma das “beatas” mais atuante, a Sônia do Manoel, veio me censurar pois estava ouvindo rádio naquele local onde tal prática não era normal. Menti para ela, dizendo que estava escutando a Rádio América (rádio da Arquidiocese de Belo Horizonte). Ela me passou um sabão e coincidiu de o Padre João aparecer naquele momento. Prontamente a Sônia me “entregou” para o Padre revelando que eu estava escutando rádio em pleno ECC! Padre João me pediu explicações e eu repeti a desculpa, dizendo que ouvia os sermões do saudoso Dom João de Resende Costa. Padre João então, com sua inteligência e bom humor, me perguntou prontamente: E Dom João já falou quanto está o placar do jogo do Cruzeiro? Respondi sorrindo que estava 3 X 1 para nós...
        Na final da Copa do Brasil de 2003, no dia do jogo no Maracanã, no mesmo horário da partida houve uma missa muito importante. Fui preparado e me assentei no lugar combinado. Quando o Alex fez o gol de letra, Alberto Rodrigues gritou tanto, mas tanto, que apesar do fone de ouvido, o grito foi percebido por todos. Padre João, na sua simplicidade e maestria fez o seguinte comentário: Deve ter sido um golaço...
        Talvez seja este o motivo de nosso Time ser tão vitorioso. Enquanto os rivais pintam o manto da Santa, nós rezamos muito pelo Cruzeiro. Aliás, já é uma tradição começar o ano com uma missa nas dependências do Clube comemorando o aniversário do maior de Minas. Torço para que a Rita, chefe do setor de Relações Públicas do Cruzeiro, um dia convide o Padre João para celebrar a nossa missa de aniversário.
        Fiquei sabendo que o Padre João deixou de ser pároco da igreja de São Bento. Mas com certeza continuará a celebrar lá suas missas e continuará a torcer pelo nosso querido Cruzeiro.
A paróquia de São Bento é muito privilegiada por ter sido comandada por tantos anos por um santo homem como o Padre João. Que Deus o ilumine e lhe dê saúde e longa vida para continuar propagando a palavra de Deus!

Amém!

2 comentários:

  1. Anísio, tenho um amigo que é Padre, e é um cruzeirense ilustre, pena que ele mudou-se para São Paulo. Na missa deste ano não pude ir, mas ano que vem irei se Deus quiser.

    ResponderExcluir