sábado, 22 de junho de 2013

Clubes com maiores receitas de transferências de atletas 2003/2013

Um dado interessante do estudo é analisar quais foram os clubes que na última década mais geraram receitas com transferências de atletas e analisá-los pelo nível de investimento que fizeram na formação de jogadores e atletas profissionais.
Segundo minha análise, entre 2003 e 2012 os clubes brasileiros faturaram R$ 3,9 bilhões em transferências de atletas, sendo que os 10 clubes com maiores ganhos nesse período representaram 59% deste montante.

MAIORES RECEITAS COM TRANSFERÊNCIAS DE ATLETAS ENTRE 2003/12 (R$ MILHÕES)

Clique e veja o relatório completo
* Cruzeiro desde 2004
Alguns clubes já investem há um bom tempo na formação de jogadores e por isso já possuem um bom histórico de investimentos na área. Outros iniciaram esse investimento mais recentemente, mas boa parte dos clubes percebeu sua importância, a fim de captar novos talentos e gerar receitas com futuras transferências.
O Internacional e Cruzeiro embora não sejam os clubes que mais investem na formação de jogadores, estão entre as entidades que mais arrecadam com transferências. Isso pode ser explicado pela estratégia adotada pelos clubes de investirem em jogadores um pouco mais próximo de se profissionalizarem.
São Paulo, Corinthians e Grêmio estão entre os clubes que mais arrecadam com transferências e também entre os que mais investem na formação de jogadores em suas categorias de base.
Alguns clubes apresentaram evolução contundente nesses valores investidos como Santos, Palmeiras , Vasco da Gama, Coritiba, Atlético-PR e Flamengo.
Dentre estes clubes, Santos e Atlético-PR apresentaram maior destaque entre os que mais faturaram com transferências.
Um dado curioso é o caso do Fluminense, que não está entre os que mais investiram na formação de jogadores, mas é o 10º clube brasileiro em receitas com transferências.
Tanto o Fluminense, como Internacional e Cruzeiro mostram ter se rentabilizado pelo investimento em seu time principal, que acabou gerando receitas com transferências. O Atlético-PR incluiu recentemente a apresentação dos custos de formação, mas há anos investe pesado em sua categoria de base.
Clubes como Vasco da Gama, Atlético-MG, Flamengo e Botafogo, embora invistam muito no time profissional, não figuram entre os clubes que mais geram recursos com transferências.

Amir Somoggi
Consultor de marketing e gestão esportiva, com ampla experiência em projetos de planejamento estratégico, estruturação de estratégias de marketing e comunicação, branding, patrocínios, viabilidade econômico-financeira e desenvolvimento de business plan. Profundo estudioso da Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado brasileiro de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário