sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sobre fair-play financeiro dos clubes de futebol

           
           
             Recentemente assistimos a cena do presidente do Atlético Mineiro, pateticamente, pedir socorro à Presidente Dilma para que liberasse os valores retidos pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional quando da venda dos direitos do atleta Bernard.
            Se, a princípio, pode parecer que se trata de uma iniciativa inovadora do mandatário alvinegro, na verdade é mais um capítulo de uma novela que teve início há pouco tempo e tem outros protagonistas. O presidente do Vasco da Gama também pediu ajuda às autoridades federais com o escopo de conseguir regularizar a situação fiscal e conseguir as certidões negativas e assim, conseguir o patrocínio da Caixa Econômica Federal para seu clube. Muitos são os presidentes que estão tentando acertar a vida de suas instituições antevendo a possibilidade de receber recursos federais, seja através de patrocínios de estatais e também através da Lei de Incentivo ao Esporte.
            A grande verdade é que a bolha da impunidade estourou. E estourou com força. Estourou em um momento de ciclo virtuoso do futebol brasileiro, onde a economia e o evento Copa do Mundo inflaram os contratos, costumes e patrocínios no mundo da bola. Os contratos de transmissão estão altos, os preços de ingressos estão altíssimos e as relações entre clubes e atletas estão indecentes de caro. Atletas que atravessaram o oceano a procura do Eldorado, descobriram com atraso, que tal Eldorado sempre se localizou em terras do Novo Mundo. Ronaldos, Ronaldinhos, Freds e tantos outros deixam o Velho Mundo em troca de uma prosperidade no novo.
            A fórmula usada pelos clubes brasileiros, e que deu muito certo no Cruzeiro e São Paulo até o final do ano de 2008, foi a de revelar e vender grandes talentos para clubes europeus e com o dinheiro amealhado, montar times competitivos. Com a crise econômica mundial, que teve seu início em outubro de 2008 e perdura até hoje, os grandes clientes do futebol brasileiro (clubes europeus) tiveram o poder de compra sucateado e romperam com tal fórmula. Clubes portugueses, espanhóis, italianos entre outros passaram a ser mais seletivos na escolha dos jogadores onde investiam. No caso do Cruzeiro o grande cliente sempre foi Portugal, destino de vários jogadores formados na Toca da Raposa I. Lembro-me de ter conversado com o então Presidente Zezé Perrella sobre a mudança de postura que se mostrava necessária implementar, privilegiando o aumento de receitas em outras atividades como bilheteria e patrocínios, diminuindo a dependência da venda de jogadores. A sugestão se mostrou correta no ano de 2013 após alguns anos de penúria que quase destruíram a fama de bom dirigente que Perrella sempre teve.
            Uma grande e importante modificação nos últimos anos foi a maneira como o Governo Federal tem tratado a questão das dívidas fiscais dos clubes de futebol. Se antes havia uma grande leniência por parte das autoridades e órgãos fiscalizadores, hoje há um grande movimento de cobrança e reversão de inadimplência, o que é louvável. O brasileiro que tem 27,5% de seu salário retido em seu pagamento a título de imposto de renda, deve se revoltar com tanto carinho dispensado às instituições desportivas. Os costumes de não pagar impostos, descontar impostos na folha dos empregados e não repassar aos órgãos arrecadadores (é crime), fazer contratos de trabalho utilizando subterfúgios para burlar impostos e tantos outros artifícios agora estão levando os dirigentes a procurarem o fisco para que regularizem suas situações.
            Capítulos da novela como a venda de Bernard, Vitinho, Dedé e tantos outros estão proliferando. A possibilidade de pagar os salários astronômicos com a venda de jogadores, de solução está virando dor de cabeça com a ação peremptória da Fazenda Nacional. É sempre bom lembrar que a Fazenda e a Caixa Econômica Federal sempre estiveram abertos às negociações e se, neste exato momento, um dirigente procurar os órgãos gestores do fisco nacional, conseguirão renegociar seus débitos e conseguirão as certidões negativas de débitos federais tão sonhadas.
            Mas o que se quer, de novo, é fazer mais uma manobra para facilitar a obtenção de tais certidões e rolar a dívida. Por que o setor futebolístico precisa de um programa de saneamento específico, com perdões, prazos e condições especiais? Isto já foi feito com vários REFIS, com a Timemania e várias outras situações. O que houve? Usaram tais programas para a simples rolagem de dívida e empurrar o problema para o sucessor. Sou contra qualquer manobra de favorecimento. Que os clubes, como qualquer mortal brasileiro, procurem os órgãos competentes do Governo Federal e acertem suas contas. Movimento que tem pregado tal atitude é o Bom Senso Futebol Clube que tem exigido o fair-play fiscal. Resta saber se, a guisa de fair-play fiscal, os atletas aceitarão conversar sobre os valores exagerados de salários e premiações que recebem.
            Devo deixar claro que acho que o jogador de futebol tem que ser o melhor remunerado entre todos os que recebem dinheiro de alguma maneira no mundo da bola. Eles são os artistas e é a eles que os torcedores, telespectadores e etc. procuram assistir. São as imagens deles, em patrocínios, campanhas e chamadas de programação, que estão alavancando audiência, faturamento de bilheteria e aumento do número de sócios torcedores. Assim sendo, devem receber muito. O grande problema é a estrutura montada em torno de cada atleta: procuradores, empresários, assessores de imprensa, relações públicas, pessoal de manutenção de sites e redes sociais, Marias Chuteiras, amigos e fornecedores em geral. Cada um quer retirar uma fatia do faturamento do craque. Tal estrutura infla o salário do boleiro e detona as finanças do clube.
            Lembro-me quando Benito Masci assumiu o Cruzeiro na década de 1980 e encontrou o clube com os telefones cortados, sem luz e água, e montou uma equipe de trabalho que procurou sanear as finanças, sob a batuta do grande Conselheiro Aristóteles de Ávila. Trocou grandes craques por jogadores medianos e desconhecidos e passou alguns anos no ostracismo do futebol brasileiro. Sua atitude corajosa forjou um time vencedor, que nas mãos de seu sucessor e irmão César Masci, voltou a figurar entre os times mais importantes do futebol nacional, tornando-se o Melhor Clube de Futebol do Século XX segundo a FIFA.
            Sugiro aos mandatários que sigam o exemplo que inesquecível Benito Masci e façam planejamentos financeiros exeqüíveis com a capacidade de geração de caixa de seus clubes, levando em conta não somente as receitas, mas principalmente as despesas, que devem aumentar sobejamente se, realmente, estão levando a sério a vontade de pagar suas dívidas fiscais. Procurem a Fazenda e a Caixa e regularizem suas situações.
            Talvez o grande problema seja que tal adequação propicia resultados em médio prazo e as torcidas, os dirigentes com aspirações políticas, a mídia e enfim, o mundo futebolístico, exigem resultados imediatos!

            

Um comentário:

  1. Excelentes colocações! Nestes tempos que miragens tem sido desfeitas por apelos repletos de oportunismos políticos, precisamos sim de dirigentes midiáticos (todo torcedor gosta) mas precisamos mais de dirigentes que também são "gestores", bons gestores....

    ResponderExcluir