terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A Toca da Raposa I agora tem nome!

Em recente reunião do Conselho Deliberativo do Cruzeiro submeti à apreciação dos colegas Conselheiros a ideia de que o Centro de Treinamento das divisões de base do nosso Clube passasse a ter o nome de seu idealizador e fundador. A partir de agora, chama-se Centro de Treinamento Presidente Felício Brandi. 

Eu poderia escrever bastante sobre o tema, e ainda pretendo, mas vou copiar abaixo o texto do Anderson Olivieri que está em seu blog. Assim, serão duas homenagens ao mesmo tempo.


Ao fundador, a Toca I

Foto: acervo Cruzeiro Esporte Clube
Foto: acervo Cruzeiro Esporte Clube
Ontem, em reunião do Conselho, o presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares, anunciou que a Toca da Raposa I passa a se chamar Centro de Treinamento Presidente Felício Brandi.
Homenagem mais que justa ao grande cruzeirense que, no início da década de 1970, comprou o terreno para diversão e descanso da família. Ao chegar em casa, porém, se lembrou de que o Cruzeiro não tinha espaço tranqüilo como aquele para treinar. Resultado: pediu paciência à família, e o sítio virou a Toca da Raposa.
E foi com solenidade concorrida, que contou com a presença do governador de Minas da época, Rondon Pacheco, e Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar, que a Toca da Raposa foi inaugurada em 3 de fevereiro de 1973.
Depois disso, só sucesso. Já nasceu considerada por toda imprensa esportiva nacional como melhor CT do país. E, por isso, serviu de base de preparação para a Seleção Brasileira nas Copas de 1982 e 86.
Por lá passaram Dirceu Lopes, Piazza, Raul, Nelinho, Joãozinho, Falcão, Zico, Renato Gaúcho, Dida, Palhinha, Muller e muitas outras feras.
Lá moraram Roberto Batata, Douglas, Nonato, Geovanni e várias outras joias celestes. A mais ilustre delas, claro, Ronaldo Fenômeno.
Com área de 60 mil metros quadrados, o local conta com estrutura de fazer inveja a grandes clubes do país, sobretudo os que não dispõem de aparato semelhante para os profissionais.
Tudo isso, desde março de 2002, quando a Toca da Raposa II foi inaugurada, está à disposição das categorias de base do Cruzeiro. O local enxergado por Seu Felício, no princípio, como fábrica de craques, enfim, destinado inteiramente à formação de futuros talentos celestes.
Nada mais justo, então, do que, ao visionário, ao grande idealizador da Toca I, ao fundador, esta homenagem: “Toca da Raposa I” vira “Centro de Treinamento Presidente Felício Brandi”.
Aplausos, portanto, ao conselheiro Anísio Ciscotto, autor da proposta pela alteração do nome. E ao Dr. Gilvan, o presidente que reverencia quem fez, do Cruzeiro, o gigante Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário