terça-feira, 19 de março de 2013

Almoço com a Base e Pietro

Alguns seguidores do meu twitter se exaltam quando alguma coisa não esperada acontece com o Cruzeiro. Geralmente o alvo de tal insatisfação é o mesmo: os Conselheiros do Clube. Somos chamados de marajás, sanguessugas e outros elogios do gênero. Parece que pensam que o Conselheiro do Clube recebe benesses, tais como, não pagar ingressos, receber comissões sobre negócios ou outros benefícios. O que a maioria da torcida não sabe é que a maior parte dos Conselheiros doa algo de si para a manutenção do nosso Cruzeiro. Basicamente o que o Conselheiro mais frequentemente doa ao Clube é o seu tempo. Participar das reuniões, fazer parte de comissões temáticas e da diretoria toma tempo de qualquer um. Para participar é necessário abdicar de negócios, momentos familiares ou outros deveres e prazeres.
Muitos Conselheiros disponibilizam seus recursos ou seus relacionamentos e conhecimentos em prol do Clube.
Atualmente há um Conselheiro que tem participado muito da vida do Clube, colocando seus dotes e habilidades em prol de nosso Palestra. Tal Conselheiro é o italiano Pietro Sportelli.
Pietro é sócio do Cruzeiro desde a década de 1960 e somente no ano passado passou a ser contado entre os Conselheiros do Clube. Indicação do vice-Presidente Márcio Rodrigues, do Conselheiro Bruno Vicintin e minha também, Pietro com relutância aceitou ser Conselheiro. Tinha certa decepção em ter contribuído por tantos anos com seu Clube do coração e nunca ter sido convidado para participar da vida política do Cruzeiro. Patrocinou o Clube por várias vezes, pagou prêmios em vários campeonatos, viabilizou contratações de jogadores diversos e sempre acudiu o Pavilhão Azul nos momentos difíceis. Um patriota de verdade e um Cruzeirense sem reparos.
Ano passado, em reunião do Conselho Deliberativo, Gilvan prestou uma singela homenagem a Sportelli, entregando-lhe uma camisa autografada pelo craque Montillo.
A camisa foi entregue a um diretor da Aethra (sua empresa) pois Pietro estava em uma reunião de fornecedores FIAT em Pernambuco.
No dia 18/03/2013 o vice-Presidente Márcio, acompanhado por Bruno Vicintin e por mim, levou até a sede da Aethra a taça de tri-campeão brasileiro sub-20 e mais sete tri-campeões. O supervisor da base Claudemir Rattes apresentou a Pietro os jovens Antônio, Pedro Paulo, Lynneeker, Alisson, Vinícius Araújo, Eurico e Bruno, que tiveram a oportunidade de ouvir conselhos e recomendações do empresário que veio para o Brasil jogar futebol e se tronou o maior fabricante de sistemas automotivos da América Latina.
Esse simples gesto de fazer uma visita de cortesia denota todo o reconhecimento que o Departamento de Futebol de Base e Profissional têm em relação ao ilustre e despretensioso benfeitor. Faz parte da cultura italiana exaltar o nome de quem sempre está ao nosso lado e estende a mão.
Após tantos anos ajudando despretensiosamente, convocamos Pietro a ser mais frequente no dia a dia da base Cruzeirense, participando do trabalho de formação, não só jogadores de futebol, mas de cidadãos úteis à nossa sociedade.
Ser útil à sociedade é uma matéria que, com certeza, Pietro Sportelli poderá ensinar aos meninos que se vestem de azul para jogar, lembrando a ele suas origens italianas!

Um comentário:

  1. Caro Anisio Ciscotto, desde ontem ao abrir paginas no site do SUPER ESPORTES, reparei que em todas as paginas desse site, abaixo das noticias aparecia escrito "Cruzeiro gay". Todos sabemos que os donos desse site e do jornal que ele representa são torcedores declarados do atletico. É normal torcedores recalcados desse time rosa querer denegrir a imagem do Cruzeiro, o que eu acho ate normal, pois nos cruzeirenses tambem fazemos o mesmo com eles, mas quando esse tipo de "brincadeira" parte de um orgão da imprensa que se diz neutra, é no minimo revoltante. Gostaria que se possivel, voce levasse esse assunto aos diretores e representantes do Cruzeiro para que tomem uma posição contra esse jornalzinho de merda e contra esse site. Acho que a diretoria do Cruzeiro deveria proibir os reporteres(sic) desse site de frequentarem a toca da raposa, quem sabe assim eles tenham mais RESPEITO com o unico time de Minas Gerais que da alegria aos mineiros.

    ResponderExcluir