sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Saudação do Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro ao Governador Antonio Anastasia

O Conselho Deliberativo do Cruzeiro realizou uma importante homenagem em agosto de 2011, no salão social da Sede Campestre. O homenageado foi o Sr. Aniello Anastasia, um dos fundadores do Palestra Itália, na primeira honraria “post mortem” concedida pelo Clube.

Para representar a família do Sr. Aniello, o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, neto do homenageado, recebeu uma placa com a Ata de Posse do seu avô, a Comenda Grande Benemérito e o Raposão de Ouro, honrarias máximas cedidas pelo Cruzeiro.



O Presidente do Conselho Deliberativo, Hermínio Francisco Lemos discursou em homenagem ao avô do Governador, discurso que o emocionou bastante e que agora reproduzo abaixo:



Saudação do Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube ao Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, neto do homenageado, Aniello Anastasia, fundador e primeiro Conselheiro da Sociedade Sportiva Palestra Italia.

Senhor Governador,
                Nesta noite de grande alegria e significado, o Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube se reúne mais uma vez. Desta feita, para homenagear postumamente um dos pais fundadores desta agremiação, que de um sonho de uma comunidade, tornou-se a realidade de todo um estado e um país. O Cruzeiro Esporte Clube é hoje o espelho e reflexo de nossa  Minas Gerais e do nosso Brasil. Assim como o estado que V. Excia. dirige, o nosso Cruzeiro é referência entre seus pares e uma glória para aqueles que dele participam.
                Se aqui estamos reunidos hoje, é por causa da determinação e atitude de abnegados que, no longínquo 1921, no primeiro dia útil daquele ano, se reuniram para fundar a Sociedade Sportiva Palestra Italia. Desejo da comunidade italiana, sempre tão apaixonada pelo Gioco Calcio, a fundação de uma sociedade esportiva que a congregasse em torno de valores tão importantes como civismo, solidariedade, ajuda mútua e saúde corporal e espiritual, foi o ápice do trabalho e dedicação daqueles italianos que viviam em Belo Horizonte.
                Se a comunidade queria uma sociedade que a congregasse, os pais pioneiros do Palestra Italia tinham ideais ainda mais elevados. Naquele início de século XX, a Pátria Italiana ainda era jovem e se ressentia, da parte de seus filhos, do seu reconhecimento como mãe querida daquela parcela de entes que a deixaram, na procura de dias melhores. A comunidade Italiana de Belo Horizonte e, por conseguinte de Minas Gerais, era composta de campanos, sardos, lombardos, emilianos, friulanos e tantos outros regionais, mas não de italianos. Em 1920 não havia um sentimento de mãe pátria italiana entre os imigrantes peninsulares.
                Assim sendo, o Cônsul italiano em Minas Gerais, o “Cavaliere” Belli di Sardis, reuniu os principais expoentes da comunidade italiana e propôs a criação de uma sociedade esportiva que reunisse os “oriundi” em torno do sentimento patriótico, personificado em uma equipe de futebol. Assim, nasceu a Sociedade Sportiva Palestra Italia com a grande missão de tornar peninsulares em cidadãos italianos. O dia escolhido teve significado especial, pois foi o primeiro dia útil do ano no qual o Reino d’Italia completava 60 anos de nascimento. Era um ano jubilar.
                No dia 02 de janeiro de 1921, na precursora da que seria a Casa d’Italia em Belo Horizonte, a comunidade italiana se reuniu, sob a cura do Cônsul italiano, e fundou a Società Sportiva Palestra Italia. Entre os italianos natos presentes se destacava a figura proeminente e entusiasta de um senhor que sempre teve como escopo a valorização da presença italiana em nosso estado. Tratava-se do imigrante de Pisciota, na Campânia (sul da Italia), Aniello Anastasia.
                Eugenio Vito Anielo Anastasia, filho de Luigi Anastasia e Elisabetta Maltone, nasceu em 13 de novembro de 1888. Em 1899 veio para o Brasil, com apenas 11 anos, dirigindo-se para Formiga onde começou sua saga empresarial, demonstrando um tino para os negócios raramente visto.  De Formiga mudou-se para Piraí, onde se casou, vindo depois para Belo Horizonte. Estabeleceu-se na av. Paraná, onde fundou uma beneficiadora de arroz, empregando dezenas de belorizontinos. Os mais antigos lembram-se que, quando eram crianças, uma das brincadeiras mais queridas era justamente ir à beneficiadora de arroz do Sr. Aniello, subir no muro e pular em cima da palha de arroz depositada do lado de fora da empresa.
                Com o sucesso da empresa de arroz, partiu para outros empreendimentos, sempre tendo em vista a tenra idade de nossa capital, o que fazia virar novidade todo e qualquer empreendimento que para cá trouxesse. Assim, as primeiras salas de cinema de BH foram inauguradas por aquele visionário italiano. Nós, que somos de uma geração anterior aos shoppings centers, freqüentamos as salas dos cinemas Brasil, Metrópole, Tamoios, Guarani, Roxy, México, Glória e Acaiaca. Junto ao seu cunhado Paschoal Perrella, fundou o Frigorífico Anastasia Perrella, que depois de sua saída da sociedade tornou-se o Frigorífico Perrella, que em um futuro distante, passou a fazer parte da vida e História do Cruzeiro Esporte Clube. Fundou banco, magazine e companhia de gás. Comprou muitas áreas na capital e urbanizou-as, dando origem a tantos bairros hoje muito valorizados como o São Bento, Santa Lúcia, Sion, Belvedere e outros. Aliás, diga-se de passagem, a estrada que nos leva ao Rio de Janeiro teve seu início onde hoje está a avenida Nossa Senhora do Carmo, devido à doação feita ao Governo Federal pelo Sr. Aniello das terras que lhe pertenciam. Foi também um dos fundadores do Hospital Felício Rocho.
                Para se ter uma idéia da importância de Aniello Anastasia, no final da década de 1920, veio ao Brasil um representante do Reino da Italia com o escopo de fazer um relatório sobre a presença dos italianos no Brasil. Ele se chamava Domenico Bertolotti e sua obra se chamou “Il Brasile Meridionale”. Um dos seus capítulos era, evidentemente, sobre o Estado de Minas Gerais. Ao mencionar os italianos que se destacavam na comunidade, elegeu nosso homenageado como o mais importante entre todos dizendo: “que de modesta condição após chegar ao Brasil, com trabalho assíduo e inteligente, tornou-se o mais rico italiano, gerindo uma série de empresas de indústria e comércio, tornando-se o salvador de compatriotas em situações perigosas e maior patrocinador das instituições italianas e apoiador de suas iniciativas. Contribuinte não só de impostos no Brasil como também contribuía com a Pátria Italiana, com um total de dois milhões e duzentos mil liras enviado ao governo italiano na forma de empréstimos e bônus do tesouro”.
                Com certeza, entre todas as suas iniciativas, a que nos mais emociona e nos mostra o espírito de abnegado patriota, foi a fundação do Palestra Italia. Entre os muitos participantes daquela reunião de fundação, um dos que mais se entusiasmava era justamente Aniello Anastasia, que via seus esforços visando a valorização da presença italiana em Minas Gerais se personificarem em uma instituição esportiva. Como sempre, avesso ao farol dos cargos e com muita modéstia, não quis fazer parte da primeira diretoria. Entretanto, quando da eleição da primeira gestão do Conselho Deliberativo do Palestra, se candidatou e foi um dos mais votados. Demonstrava assim, sobejamente, o homem da valorização das idéias e do diálogo, que sempre foi.
                Hoje homenageamos Aniello Anastasia na pessoa de seu neto, o Professor Antonio Anastasia, Governador de todos os mineiros e herdeiro do cabedal de conhecimento, dinamismo e trabalho honesto. Vemos na figura de nosso Governador e no seu olhar inteligente, a pessoa do avô. Com certeza, os dias passados na casa da Rua Santa Catarina, no bairro de Lourdes, ouvindo, com entusiasmo, as histórias de vida contadas pelo avô, ajudaram a forjar a têmpera do administrador público que hoje nos guia e conduz. Pelo neto vemos o avô. Pela obra do avô apostamos e temos certeza no sucesso do neto. Saber que o bom sangue não mente nos faz ter certeza dos anos de prosperidade que aguardam nosso estado e nosso país.
                A obra de Aniello Anastasia, representada pelo Cruzeiro Esporte Clube, será perene. O clube que ajudou a fundar é hoje a maior glória esportiva italiana fora da Italia. É hoje motivo de orgulho para todos os mineiros e marca de referência em todo o Brasil. O que nasceu para unir os imigrantes italianos, hoje reúne os mineiros em torno do símbolo maior da nação brasileira, que é a constelação do Cruzeiro do Sul, devidamente estampada na camisa azul da seleção italiana.
Muito obrigado.

Um comentário:

  1. Quem diria que o avô do Governador Anastasia, atleticano, foi fundador do Cruzeiro e sócio dos Perrelas. O neto está destoando de sua origem italiana. Fazer o quê, não é? Bom gosto são para poucos.

    ResponderExcluir