segunda-feira, 11 de julho de 2016

Cancelamento da comemoração do Dia de Minas Gerais

Dia de Minas Gerais

Como Historiador e condecorado com a Medalha do Dia de Minas, em 2008, venho manifestar minha insatisfação com o cancelamento da solenidade deste ano de 2016.
Infeliz decisão do Governador que expõe os mineiros perante toda a nação.
Um Estado que não comemora suas datas e seus feitos se diminui no Teatro da Federação.



Copio abaixo a manifestação do Sr. Roque Camelo:
EM DEFESA DA DO DIA DE MINAS GERAIS 

Recebemos, com surpresa e muita tristeza, a decisão lamentável do governador Fernando Pimentel de cancelar a solenidade oficial do Dia de Minas, instituída por lei desde 1979 e consagrada no Artigo 256 da Constituição Mineira de 1989. 
Laconicamente, a irrefletida decisão se baseia em razão de luto pela tragédia ocorrida, em Bento Rodrigues, em cinco de novembro de 2015.
É exatamente o contrario que o Governador Estadual deveria fazer.
É hora de promover e investir em Mariana para compensar mais de trezentos anos sugados de suas entranhas para Minas e para o Brasil.
É hora de o Estado fomentar sua economia a começar pela atividade turística e serviço em geral, natural vocação de Mariana. Declarar, oito meses depois, luto não contribui em nada. 
Ademais, causa estranheza uma decisão que descumpre a Lei Estadual 7.561/79 e o Artigo 256 da Constituição Mineira de 1989, diplomas legais que determinam ao Governador do Estado a celebração dos 16 de JULHO como o DIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, em Mariana, e com a transferência simbólica da Capital para esta que foi a primeira capital e cidade mineira. 
Ao tomar posse como Governador do Estado, o mandatário jurou respeitar as Leis e cumprir a Constituição. Não o fazendo, incorre em crime de responsabilidade de graves consequências. Não se acredita que a Assessoria Jurídica do Governador tenha orientado o Dr. Fernando Pimentel a tão infeliz decisão, passível de ser questionada pelo Ministério Publico na qualidade de Fiscal do cumprimento das Leis e da Constituição. O Governador estaria ciente da infeliz e inoportuna decisão? 
Todos nós, marianenses, mineiros e brasileiros, sabemos da dimensão da tragédia que se abateu sobre Mariana por ocasião do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão. Por outro lado, também temos a certeza de que não é cancelando a nossa maior celebração anual quando, inclusive, Mariana é novamente alçada à condição de capital de Minas Gerais, que estaremos contribuindo para reparar a dor e o luto pelas vidas e histórias ceifadas naquela tarde de novembro.  .
Cientes da preocupação do governador Fernando Pimentel para com a dor dos marianenses, esperamos firmemente que ele reveja sua decisão já que, neste momento, Mariana espera sim a presença do Governo do Estado para contribuir com a recuperação da sua autoestima e da sua importância histórica para com os rumos de Minas Gerais.
Roque Camêllo
Idealizador e proponente, em 1979, do projeto do dia do Estado de Minas Gerais 
Presidente da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico da OAB/MG
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do CEDIF 
Presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras
Diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ)

P.S.: Lembrando que o prefeito municipal de Mariana emitiu uma nota desmentindo ter sido de comum acordo.