quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Livro sobre imigração italiana em MG

“A FAZENDA DO ROCHEDO”
Livro de Anísio Ciscotto retrata a imigração italiana em Minas Gerais



Contribuição valiosa para a história da imigração italiana em nosso território, o livro “A Fazenda do Rochedo (1888-1889)”, chegou às livrarias. A obra retrata a vinda de várias famílias, oriundas do Friuli (Nordeste da Itália), à fazenda onde foram assentados para trabalhar na cultura do café. Trata-se da reconstrução do momento histórico no qual grandes transformações aconteceram no Brasil, como a extinção do trabalho escravo, o declínio do Império e também o golpe que instituiu a República Brasileira.

Para o desenvolvimento de sua obra, o autor Anísio Ciscotto combinou uma rigorosa pesquisa empírica ao uso de novos paradigmas metodológicos. O objetivo era reconstruir, com precisão, os caminhos percorridos pelas famílias italianas fixadas na Fazenda do Rochedo, distrito de Rochedo de Minas, município de São João Nepomuceno, desvendando uma intricada rede de relações, interesses e conflitos sociais e culturais.



Mais do que contar uma história de trabalho, luta e adaptação a uma outra cultura, o livro serviu também para derrubar mitos sobre a imigração. “Sempre se ensinou que os italianos vieram para substituir o trabalho do negro. As pesquisas mostram que em Minas Gerais vieram para trabalhar lado a lado do trabalhador nacional. Em São Paulo, onde o café chegou depois de Minas Gerais, vieram para incrementar a produção sempre ávida por mão de obra”, reforça Anísio. Para ele, “o estudo de uma fazenda específica mostra como o fenômeno do acolhimento dos imigrantes foi similar em diversas partes do país, mas também como o ambiente em cada estado moldou de forma diversa os costumes dos recém-chegados. Aqui em Minas Gerais, o italiano se tornou brasileiro mais rápido que em outras partes do país”.
Trata-se de uma ótima fonte de consulta para quem gosta de estudar e pesquisar suas origens!

Caso queira adquirir o livro, mande e-mail para imigrante.italiano@hotmail.com e receba seu exemplar pelo correio!