sábado, 31 de maio de 2014

Diário de viagem - 31/05/2014

O dia na Holanda começa muito cedo. O staff do Cruzeiro madruga para que tudo esteja 100% para a garotada garantir as vitórias! O Edson Diniz, roupeiro, e o Geraldo Teixeira, massagista, se deslocam do hotel para o local dos jogos assim que amanhece para preparar o material de jogo e tomar outras providências. Aqui em Terborg tudo é feito a pé. Do hotel até o campo de jogo temos uma distância de mais de dois quilômetros que é feita várias vezes ao dia. A lavação da roupa é feita por determinadas famílias, o que obriga o Edinho a se deslocar e se virar para conseguir preparar o material da moçada.
Após o Edinho e o Geraldo chegarem aos vestiários, aos poucos vão aparecendo os outros membros da delegação: Claudiomir Rattes (Supervisor), Pedro Moreira (Gerente do Cruzeiro Internacional), Paulo Ricardo (Técnico), Leonardo Almeida (Preparador Físico), Leonardo Lopes (Preparador de Goleiros) e Dr. Fabrício Mesquita (Médico). O último a chegar sou sempre eu, pois estou hospedado em uma cidade vizinha e distante dez quilômetros do centro de Terborg e dependo do transporte de trem. Completa o Staff Cruzeirense o português Antonio, que já mora em Terborg há muitos anos e em todos os torneios nesta cidade, sempre nos serve de tradutor e anjo da guarda.
O Staff Cruzeirense atento e vigilante durante as partidas!

No dia de hoje não foi diferente e, enquanto a torcida dormia no Brasil, o Cruzeiro começou sua faina diária na luta pelo Tetra de Terborg . O primeiro compromisso foi contra o Dalian Aerbin FC, time chinês, que ontem havia derrotado o poderoso Fluminense pelo placar de 1x0. Não tomamos conhecimento do adversário e passamos sem dó e muito menos piedade: 3X0, com dois gols de Hugo e um de Judivan.
Fair-play no início do jogo.
Professor Paulo Ricardo não perde uma oportunidade de orientar a rapaziada, principalmente no intervalo do jogo.
Os jogos são compostos de dois tempos de 20 minutos cada e com tão exíguo tempo, os times têm que já entrar em campo ligados, e é o que o Cruzeiro tem feito com sucesso, marcando logo os seus gols.
O time do Cruzeiro tem revelado algumas surpresas para mim, já que eu estava um pouco afastado dos jogos da Toca da Raposa I. Muitos os que aqui estão são novidades e é a primeira vez que encontro com alguns deles. ao contrário dos novatos, há também uma bela safra de "veteranos" prontos a subir para a categoria profissional, como Bruno Edgar, Alan, Carioca, Pedro Paulo e Judivan. Quem tem marcado presença entre os que ora conheço, é o garoto Hugo, que sistematicamente tem deixados seus gols nas redes adversárias.
Hugo, o Herói de Guararapes Azul!

Pedro Paulo que está me devendo um gol. Quem sabe um gol decisivo?


Alan, grande goleiro no sentido figurado e no lato. 

Carioca também está me devendo um gol!
Hoje foi dia de churrasco no almoço. O churrasco nada mais é que bifes passados na frigideira, espetinhos de frango e uma carne de boi desfiada também feita em uma grande frigideira, sempre acompanhados por muita maionese, mas muita mesmo!
Antes do churrasco, enfrentamos o Fluminense, que precisava desesperadamente de uma vitória sobre nós e conseguiu um empate em 0X0.
Amanhã teremos as semifinais contra o outro time de Belo Horizonte que também está presente em Terborg, o Atlético Mineiro. Teremos clássico em Terborg.
Aliás, a campanha do Mineiro não foi muito boa, tendo empatado os três primeiros jogos e ganhado o último justamente contra o time mais forte, o Ajax Cape Town, que economizou jogadores no último jogo, já que estava classificado. Assim sendo, o Mineiro se classificou em segundo lugar.
Amanhã será um dia de muitas emoções e nosso clássico será às 10:50 hs, hora local, 5:50 hs em Brasília, isto é, quando a maioria da torcida acordar, já terá sido indicado o finalista de Terborg. Eu estarei com meu I-pad (como diria o amigo Jaeci) a postos e tuitarei o andamento da partida.
Sigam-me os bons!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Diário de Viagem - Terborg 30/05/2014

Terborg - Primeiro dia.
Corner das bandeiras.

Gol da Floresta

Praça de alimentação ao lado do gramado principal.

Gol da cidade.

Lado das arquibancadas.

Bosque atrás do gol , onde é um perigo caminhar. Se a bola cai lá...

Tenda VIP, paraíso dos olheiros bebedores de cerveja!
Comecei o texto de hoje mostrando os quatro lados do campo de futebol e algumas curiosidades, como por exemplo, o bosque atrás do gol onde foram travados combates entre alemães e canadenses e onde é proibido caminha fora das trilhas demarcadas, pois ainda podem existir artefatos não deflagrados. Se a bola cair lá...
Exatamente às 10:30 da manhã houve a solenidade de abertura do campeonato e o jogo inaugural foi o do nosso conterrâneo contra os holandeses da cidade vizinha de Terborg, Doethinchem, o De Graafschap. Tal jogo terminou empatado em 0 x 0.
Antes do jogo inaugural houve uma apresentação de dança das meninas da academia de dança de Terborg.
Mamãe passou açúcar em mim...

O público adorou!

Dança ao som de música típica.
O Cruzeiro entrou em campo às 13:20 e com dez minutos do primeiro tempo já estava definido o placar final, Cruzeiro 2 X 0 Vitesse, gols de Judivan e Iago. Depois foi só administrar o placar sobre nossos amigos batavos de Arnhem. Logicamente, após o jogo, expliquei aos diretores do Vitesse que ganhamos dos habitantes de Arnhem desde o século XVII, quando nossos ancestrais expulsaram os holandeses de Pernambuco na Batalha de Guararapes. Se vocês não sabem, muitos holandeses  que no nordestre brasileiro lutaram, vieram de Arnhem, cidade situada na divisa com a Alemanha de grande tradição militar.
Intervalo do jogo

Momento de fair-play.
Novamente às 18:30, horário local, enfrentamos os ingleses do Tottenham Hotspur e empatamos em 1 X 1 após um golaço de nosso centro avante Hugo, após jogada sensacional de Pedro Paulo. O gol de empate foi fruto de um pênalti duvidoso marcado pelo juiz. Pena que aqui não tem CBF para que pudesse reclamar do juiz e pedisse a sua não escalação em jogos do Cruzeiro.
O jogo teve momentos de muita emoção e um sururu anglo-brasileiro no meio de campo, com os jogadores se estranhando e muito empurra-empurra.
Eu e Pedro Moreira (Gerente de Negócios Internacionais do Cruzeiro) fizemos contatos com empresários chineses que irão à Toca da Raposa para conhecer nossas estruturas. Eles se ofereceram para abrir o mercado asiático para o Cruzeiro ao que agradecemos e aceitamos, tendo antes informados aos mesmos que já estamos na Ásia com um Centro de treinamento em Puket na Indonésia.
Quem fez o maior sucesso aqui em Terborg foi a Revista do Cruzeiro com nosso amigo William Arjona na capa. Os holandeses ficaram muito impressionados de sermos campeões brasileiros de futebol e voleibol ao mesmo tempo! Tive que lembrá-los que somos também campeões de Terborg!
Amanhã o dia começa cedo, às 10:50 (5:50 em Belo Horizonte) com o jogo Cruzeiro X FC Aerbin (China).
Até lá com mais fotos e fatos!

William e Fabio na capa da Revista do Cruzeiro.

O fotógrafo oficial do torneio usa muitas fotos de crianças com as camisas dos times.

As atendentes e a nova Copa de Terborg. A antiga está definitivamente exposta na Toca da Raposa I.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Diário de Viagem - 29/05/2013

TERBORG
Terborg é uma pequena cidade do Reino da Holanda e possui aproximadamente 4.000 habitantes. É uma cidade da região de Gelderland e tem como principal atividade econômica o comércio.
Estou em um hotel em uma cidade vizinha sete quilômetros de Terborg. Chama-se Varsseveld. Assim como Terborg, possui poucos habitantes, mas uma qualidade de vida estupenda.
As casas possuem um detalhe muito interessante: têm grandes janelas na frente, o que as tornam muito devassadas, isto é, quem passa na rua vê tudo o que acontece dentro da casa. Os telhados são muito inclinados, todas possuem belos jardins, geralmente não há garagem e praticamente nenhuma possui muros ou cercas.
A seguir posto fotos de exemplos de casas em Terborg e Varsseveld:
Belo lugar para se morar!

Não há muros entre as casas.

Rua com muitas casas com o mesmo estilo.

Uma característica também é a existência de muitas casas geminadas. No caso acima a foto mostra duas casas.

Veja o tamanho das janelas no andar de baixo!

As varandas possuem vasos que se adaptam nos parapeitos.
O centro das duas cidades também se parecem bastante, sempre tendo como característica a presença de uma torre de igreja católica com um relógio que bate de quinze em quinze minutos!
O moderno e o antigo se misturam na arquitetura das cidades de Gelderland.

Rua de comércio em Varsseveld.

A torre da igreja de São Jorge, em Terborg, domina a paisagem.

Hoje foi dia de festa e feira em Terborg. Comemora-se o feriado da Ascensão do Senhor. Uma feira é montada nas duas principais vias do centro de Terborg e vende-se de tudo, de quinquilharias a roupas de cama e também alimentos. Uma novidade foi a batata que é frita em rodelas presas a um espetinho!
As crianças se divertem!

A cidade se reúne para comemorar.

Churrasquinho de batata frita!

Nem a chuva espanta os moradores de Terborg!

Esse carrossel, ao final da festa, se transforma facilmente em um baú que é puxado por um caminhão.
Durante os festejos em Terborg é constante a presença dos jogadores dos clubes brasileiros pelas ruas, seja andando de bicicleta ou confraternizando com as famílias temporárias.
Às 4:30 houve o treinamento da equipe Cruzeirense, em um campo auxiliar, ao lado do campo onde será realizado o torneio a partir de amanhã. Uma cidade com quatro mil habitantes possui muitos campos de futebol que não ficam nada a dever aos campos oficiais de Belo Horizonte. Ao lado do campo de treinamento há uma academia pública de tênis com piso de grama sintética. Uma maravilha! Vive-se muito bem em Terborg com muitas opções públicas de prática de esportes.
O time do Fluminense utilizou o campo auxiliar antes do Cruzeiro.

Início dos treinamentos do Cruzeiro.

Academia de tênis.

Outra foto da academia de tênis.
O técnico Paulo Ricardo usou o treinamento para reforçar a colocação e posicionamento dos jogadores e se mostrou muito atento, exigindo, a todo momento muito empenho da garotada.
Não foi possível antever a escalação do nosso "Onze" que estreará amanhã às 13:20 (8:30 de BH) contra o time de Arnhem, capital da Gelderland, chamado Vitesse. Aparentemente não teremos muitos problemas. Às  18:20 (13:20 em BH) enfrentaremos os ingleses do Tottenham, que também não deverá nos trazer muitas dificuldades, até porque o símbolo deles é um galo.







Após o treino a comissão técnica retornou ao Hotel Roode Lew (Leão Vermelho) onde se hospedam os staffs dos clubes e há sempre uma bela resenha.
Amanhã postarei os detalhes da estréia Cruzeirense!
O que não falta é confraternização. Com muita resenha, respeito e amizade!

Diário de Viagem - 27-28/05/2014

A equipe sub-20 do Cruzeiro viajou para a Holanda no dia 27/05 de Confins fazendo uma escala em Lisboa. No mesmo avião veio a delegação do Atlético Mineiro. É muito legal ver como os garotos se conhecem e são amigos, independente de qualquer rivalidade. As comissões técnicas também se confraternizam.
O vôo transcorreu sem problemas, mas balançou um pouco quando ultrapassou a Linha do Equador, como sempre acontece. Parece que é um ritual, sempre o avião comemora a chegada ao outro hemisfério.
Chegamos a Lisboa ao meio dia e quase perdemos o avião que nos levou a Amsterdam por causa do ritual de passagem pela entrevista do setor de emigração no aeroporto. Depois de liberados, chegamos a Amsterdam e pegamos um ônibus para Terborg, mortos de fome. Ainda bem que a viagem foi rápida (duas horas e meia) e deu para matar a fome depois.
Eram dois ônibus e três delegações, pois o Fluminense havia chegado no mesmo horário direto do Rio de Janeiro. O Cruzeiro foi em um ônibus e o Fluminense em outro. A delegação do Atlético Mineiro se dividiu nos dois ônibus. Um espertinho da comitiva do Fluminense comentou que, quando o dinheiro do Bernard chegar, o Atlético Mineiro terá um ônibus só para ele...
Assim que chegamos a Terborg entregamos os garotos para as famílias que os acolherão durante a temporada nesta cidade. Se você não sabe, os jogadores do Cruzeiro ficam alojados em casas de famílias holandesas durante a estadia aqui. Assim convivem com os diferentes costumes dos holandeses e têm a oportunidade de conhecer um pouco mais de outra cultura. Passeiam, andam de bicicleta, saboreiam os temperos locais entre outras experiências.
Hoje tive muitos problemas com meu netbook e não consegui postar as fotos que tirei com o I-pad durante o embarque, viagem e chegada a Terborg, mas a maioria foi postada no meu twitter.
A partir do "Diário" do dia de hoje, postarei mais fotos.
Hoje é feriado na Holanda e em Terborg haverá uma tradicional feira com muitas barraquinhas e música. É o feriado da Ascensão do Senhor Jesus.
Até mais tarde!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Confraria faz 15 anos! Viva O Bastião!



No ano de 1999 recebi uma visita muito simpática no meu trabalho. Àquela época, eu era Gerente Geral da Agência Alípio de Melo e o visitante era ninguém menos que Jairo Alves, colega de Conselho no Cruzeiro Esporte Clube.
O saudoso Jairo viera até meu local de trabalho para me convidar para fazer parte de uma novidade que acontecia todas as terças-feiras na sede do Barro Peto, onde antigamente funcionava o Bar do Buru: A Confraria San Sebastian!
            A primeira vez que compareci, foi paixão à primeira visita, pois o ambiente era muito animado e havia a proposta de que os jantares servidos na reunião da Confraria deveriam ser preparados por algum dos confrades. Muitos talentos da gastronomia barropretana  despontaram daquelas reuniões, sob a batuta de nosso chefe Hermínio Lemos. Márcio, Galvão, Wagner e tantos outros cozinhavam em equipamentos comprados pelos membros da confraria. Posteriormente o trabalho de cozinhar passou a ser feito por profissionais contratados, como é feito até hoje.
            Quando passei a freqüentar a Confraria, o time era composto por trinta amigos que tinham na terça-feira a oportunidade de beber uma cerveja, degustar um bom prato e falar, falar muito sobre o nosso Cruzeiro querido. Hoje, a bebida que mais é sorvida nas reuniões, é o vinho tinto. Àquela época, a loura gelada era a preferida de todos. Aliás, a Brahma mandou duas geladeiras novinhas para nossa Confraria e o nosso Confrade que controlava o bar teve até que fazer curso, visando manter a temperatura nos padrões da cervejaria!
            O tempo passou, confrades chegaram e confrades saíram. Talvez um dos que mais marcaram a Confraria com sua chegada foi o Confrade a quem apelidei de 31° Confrade: o Jornal O Bastião. Chegou trazido a tiracolo pelo nosso amigo Casca, que era o responsável pela edição que não era mensal, nem bimestral e muito menos semanal: a edição era quando o Casca podia publicá-lo.
            Figura carimbada nas rodas de amigos, também contava com a contribuição de muitos amigos que escrevem reportagens sobre diversos assuntos. Toda a vida social Cruzeirense é abordada pelo nosso 31° Confrade e muitos eventos das vidas pessoais dos colegas são destacados nas colunas do periódico sebastiano. A Festa Italiana, as festas do clube, os jantares, homenagens e promoções que os confrades recebem, são devidamente registradas no jornal.
            A História da confraria é facilmente estudada com a análise dos números publicados o O Bastião.
            No aniversário da Confraria neste ano, rendo homenagens ao 31° Confrade, o jornal O Bastião, que tantas boas notícias e em reportagens nos valoriza!
            Obrigado, Casca, pelo presente tão simpático e fundamental que nos deu: nosso 31° Confrade!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Análise dos balanços dos Clubes brasileiros

            
              O assunto finanças de Clubes é um dos mais tratados no meu blog. Entendo que tal assunto é de extrema relevância dentro do momento político e econômico pelo qual passamos. A qualquer momento será aprovado no Congresso Nacional uma nova legislação sobre parcelamento de débitos fiscais dos Clubes de Futebol. Os maiores devedores terão assim uma nova possibilidade de colocar a casa em ordem. A grande dúvida que fica é se, com tal programa, os Clubes levarão a sério a questão fiscal, ou será mais um paliativo temporário em suas finanças. Estudos mostram que, com o atual modelo de gestão dos Clubes, muitos não terão como pagar. Clubes que estão levando a sério a questão fiscal estão se preparando para um futuro onde a obtenção de certidões negativas de tributos será tão importante quanto as taças nas galerias de troféus. O Flamengo, atualmente, é um exemplo a ser seguido, pois gasta mais recursos com a questão fiscal do que com a folha de salários de jogadores.
             É sempre importante lembrar que a leitura de um balanço deve sempre passar pelas notas explicativas, pois os clubes contabilizam suas receitas e despesas de diversas formas. Como exemplo, temos vários clubes com faturamentos totais altos, mas nos valores estão incluídas receitas que ainda não entraram no caixa, como por exemplo, clubes que venderam jogadores e não receberam os valores ou ainda, que os valores estão bloqueados judicialmente. Também o quesito bilheteria pode sofrer distorções. Com o advento do fenômeno Sócio Torcedor cada clube contabiliza como melhor lhe convém, alguns lançando em bilheteria, outros em rendas de quadro associativo.
             Publico aqui o relatório do Consultor Amir Somoggi no qual ele analisa os balanços dos clubes no exercício de 2013. É uma excelente ferramenta para enriquecermos nosso debate. O relatório aqui publicado está no site pessoal do Amir.