sábado, 22 de setembro de 2012

Hegemonia

         
          Hegemonia. Difícil encontrar uma palavra que traduza melhor o momento do vôlei do SADA Cruzeiro que se sagrou campeão mineiro de voleibol em 2012. Aliás, tricampeão, uma vez que é a terceira conquista seguida. Em tão pouco tempo de vida já mostrou ao que veio e ostenta um belo currículo de conquistas.
        Desde que a parceria SADA Cruzeiro foi firmada foram várias as vitórias e conquistas que o Clube do Barro Preto amealhou. Fruto de um trabalho intenso e de muito apoio à comissão técnica que aportou no CT sob o comando do técnico Marcelo Mendez. Desde que ele chegou, o Cruzeiro foi finalista em todos os torneios que disputou e deixou de ser campeão em apenas um, a Superliga de 2010/2011.
         Muitos são os que me perguntam se tal excelência no vôlei não pode ser aplicada no futebol cruzeirense. É bom ressaltar que são departamentos diferentes e independentes dentro do Clube, mas que a tendência, é que o futebol atinja também tal padrão de qualidade. Há pouco tempo, havia uma integração muito grande entre os dois departamentos à época de Adilson Batista como treinador de nosso futebol. 
          Tenho que ressaltar o zelo com o qual os dirigentes do principal patrocinador, o Grupo SADA, tratam a equipe. Nada falta e há muita presença.

         Interessante que o orçamento do voleibol cruzeirense não está entre os maiores entre os grandes clubes que disputam a Superliga. A competência no contratar, manter e cobrar desempenho talvez seja a grande sacada do SADA Cruzeiro. A reposta para tal hegemonia talvez se resuma também em um única palavra: Competência.
         Parabéns ao SADA Cruzeiro e sua competente e vibrante torcida! Em outubro acontecerá o Mundial da categoria em Doha e temos boas chances de conseguir o título mundial.
          In bocca al lupo!
Obs.: As fotos foram tiradas do site: http://www.facebook.com/SadaCruzeiro
Como não pude estar presente, pego uma carona no nosso Facebook.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tudo azul na América do Sul!

          Esperei alguns dias após a final do campeonato sulamericano para escrever no blog sobre a grande final que fez com que tantos sentimentos se aflorassem em tão pouco tempo. Realmente a tensão antes da final mostrou como cada um convive com o imponderável de uma decisão tão importante. Alguns se recolhem, outros se silenciam, outros mais ficam eufóricos, tensos, nervosos e a minoria permanece calma. Eu, particularmente, sou dos que ficam eufóricos e tentam viver cada minuto do evento intensamente, sabendo que outra oportunidade como aquela não acontece todos os finais de semana.
          Esperei também em respeito aos profissionais de imprensa que cobrem e divulgam o evento. Eles são os especialistas em divulgação. Eu, com meu blog, divido com as pessoas que o leem, as minhas impressões pessoais, sempre carregadas de emoção e sem a pretensão de serem furos jornalísticos. É óbvio que minha maneira de descrever os fatos nunca se coincidirá com o de nenhum outro escritor. Cada um tem sua maneira de ver e analisar.
          O dia custou a passar em Linares e cada um curtiu sua espera à sua maneira. Às 16:00 hs saímos do hotel e nos dirigimos ao ginásio, onde o time da casa perdia a disputa do terceiro lugar para o time da Venezuela. Mesmo com a derrota, a prefeitura municipal ofereceu um troféu à equipe linarense que mostrou muita garra e mobilizava a torcida com belas jogadas. Por falar em torcida, a música que mais elevava o moral do time era o hino da cidade. Tive muita dificuldade em aprender a letra, mas, ao final do torneio, já me sentia um linarense cantando o hino municipal. São acordes de uma banda, com pequenas paradas nas quais a plateia canta: Linares! São quatro paradas e quatro vezes entoamos: Linares! 
          Após o jogo começamos o aquecimento e houve a entrada dos times lado a lado após os árbitros. Muito simpática foi a atuação do marketing cruzeirense que mandou flâmulas, bonés e pins que nossos atletas entregavam aos adversários no protocolo de cumprimentos. Em seguida foram entoados os hinos nacionais da Argentina e do Brasil. 
           A partida começou muito tensa e nosso time demorou a entrar no jogo. Perdíamos pontos bobos e os argentinos valorizavam muito os pontos que faziam e catimbavam bastante com muitas reclamações junto aos árbitros da partida. Para eles vale tudo para vencer uma partida. Ao meu lado, na arquibancada, estavam os dirigentes argentinos que não poupavam "elogios" aos nossos jogadores. Os membros da nossa comissão técnica, à exceção do fisiotepeuta Zuim, preferia uma postura mais olímpica e cavalheiresca. Os argentinos venceram o primeiro set e nosso técnico teve que "chegar junto" da rapaziada no intervalo. Aliás, muito engraçada foi a atitude do preparador físico argentino que insistia em ficar perto de nosso banco ouvindo as instruções do Professor Marcelo, fingindo que ia buscar o relatório do estatístico deles que ficava assentado, junto com os outros estatísticos, perto de nosso banco de reservas. Tivemos que pedir que se retirasse. Pedido feito com muita educação por parte de um de nossos jogadores.
       
           Encerrado o jogo o placar nos mostrava 3 x 1 para os brasileiros e mais uma página heroica e imortal foi escrita pelos atletas azuis. Muita festa, comemoração e alegria. Título conquistado com muita luta, suor, esforço e dor (que me diga o Acácio)! Bom ressaltar que, da indicação da seleção do torneio, entre os sete indicados quatro eram do Cruzeiro!






          Encerro com a foto acima da equipe em frente ao Ginásio Ignacio Carrera Pinto em Linares, onde o calor Cruzeirense empanou o frio que fazia naquela região distante do Chile. Chile de tradições especiais em se tratando de Cruzeiro, uma vez que em 1976, foi naquele país que nosso time de futebol levantou a taça de campeão sulamericano e pintou a América do Sul de azul pela primeira vez!

sábado, 8 de setembro de 2012

Diário de viagem - 08/09 - Semifinal

O dia começou bem cedo para mim. Fui incumbido pela direção técnica do SADA Cruzeiro a representar o Clube em uma visita a uma vinícula e em um almoço da organização do evento em Talca, a capital da região de Maule, onde fica a cidade de Linares.
Fomos à Vinícula Balduzzi que pertence à família do mesmo nome. Fui recebido pelo presidente, Dr. Jorge Balduzzi, neto de italianos de Asti, no Piemonte. Asti é produtora de vinhos fantásticos na Italia, com destaque para o Nebbiolo com uvas barolo. O avô do senhor Jorge emigrou da Italia para o Chile e trouxe mudas de uvas que plantou em sua propriedade e que depois viraram o negócio da família. Falando um português perfeito me disse que irá a Belo Horizonte, onde colocará seus vinhos à venda com o auzílio da Câmara de Comércio Ítalo-brasileira.


Após a visita, nos dirigimos ao Hotel Casino, em Talca, onde almoçamos com a organização do Campeonato Sulamericano de Clubes. De volta a Linares, alguns momentos de descanso e às 18:30 hs. saímos para o ginásio onde assistimos o final do jogo onde a UPCN da Argentina derrotou os Hurricanes da Venezuela, se classificando para a grande final de domingo.
Às 20:30 hs começou o jogo do SADA Cruzeiro contra o Linares do Chile e novamente vencemos por 3x0. Estamos classificados para a grande final de domingo contra "los hermanos" e a galera está muito entusiasmada, pois, até agora, não perdemos um set sequer.

O destaque de hoje foi novamente Willian, que matou a pau e Maurício. O destaque mais que positivo foi do líbero Serginho que foi uma muralha defensiva! É interessante ressaltar que o fato do Serginho além de excelente líbero, faz também muitíssimo bem o papel de levantador "ad doc"! Também foi muito legal a entrevista que Wallace deu ao narrador do evento logo após o jogo. Muito elucidativa.
Neste momento os atletas estão jantando e amanhã cedo teremos treino na quadra do ginásio linarense.
Em tempo: a foto do jogo foi tirada do site do SADA Cruzeiro.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Passeio em cima de los hermanos!

Após o café da tarde seguimos para o ginásio.

Curto e grosso: vencemos e sobramos na quadra. Ou eles estavam escondendo jogo, ou realmente jogamos demais. Todo o time jogou muito bem com os destaques de Wallace, William, Felipe, Maurício e Douglas. Há que se ressaltar as boas atuações de Daniel e Sanchez que fazem um revezamento com Wallace e William. É impressionante o quanto nosso time está jogando bem. Faz muito bem à vista assistir o nosso esquadrão sobrepujando hermanos de todos os países.
Muito legal foi a participação da torcida chilena apoiando nossa equipe. Gritos de Cruzeiro, Brasil e a música do Gustavo Lima cantada bem alto lembrando à América do Sul que o Cruzeiro nunca caiu para a série "B"!
Amanhã tem a semi-final contra os chilenos ou venezuelanos. Coloco, a seguir, a foto das taças do Torneio. Com certeza levaremos uma delas para o Barro Preto. Espero que seja a do meio, a de Campeão Sulamericano de Clubes, a Libertadores da América do vôlei!

Na parte da manhã fui escalado para uma visita institucional com os demais dirigentes de Clubes a uma vinícola na região de Linares. Espero fazer bonito.







quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diário de bordo - Segundo dia de competição - 06/09

         A manhã do dia de hoje foi livre e cada um cuidou de aproveitá-la da melhor maneira possível. Alguns dormiram até mais tarde, outros usufruíram das termas do hotel e a maioria aproveitou para tuitar ou navegar na internet. Eu combinei com o pai do Daniel e fomos passear nas cordilheiras dos Andes. Às 08:00 hs o guia turístico Juan veio ao hotel com o seu jeep 4x4, me apanhou e fomos para as montanhas das neves eternas. Foi um passeio muito interessante e diferente de todos os que já fiz pela natureza muito mais selvagem que qualquer paisagem brasileira. O frio é cortante e a visibilidade muito baixa. O mais interessante é que todo o trajeto é pontuado por pequenos sítios e é muito estranho para mim conceber que pessoas habitem em locais tão hostis.
          A estrada que usamos era muito bem cuidada e pertencia à empresa Alcoa, que está construindo uma barragem no rio que desce da montanha e que seguíamos rumo ao alto da cordilheira.


          Após passarmos pelas obras da barragem subimos mais ainda as montanhas por estradas muito precárias, que me lembraram muito o programa da TV que se chama "estradas mortais". Eu achava que era exagero, mas realmente, as estradas existem e, a qualquer descuido, podemos despencar em um dos precipícios. É realmente necessário possuir nervos de aço e vontade de se aventurar. Fiquei relembrando meus tempos de trail e pensando como seria bom retornar aqui com uma boa moto fora de estrada. É um programa que agora pretendo incluir em meus projetos. Pontes perigosas e muita pedra no meio da estrada! Radical!

          Enfim, chegamos ao final da trilha e após um picnic retornamos montanha abaixo.

          Às 13:00hs foi servido o almoço e às 14:30 partimos para o ginásio.
          Enfrentamos um time altamente aguerrido e determinado a dificultar o jogo para nós. O time do Colon, do Paraguai, fez uma partida muito acima do que havia demonstrado ontem contra a equipe argentina. Somente no terceiro set tivemos um desempenho mais fácil e fechamos a partida em três setes a zero. O placar não refletiu o que foi o jogo, com nossos atletas muito bem marcados. O destaque, no meu ponto de vista, foi o ponteiro Sanchez que entrou no lugar do oposto Wallace. Com tal resultado, o Cruzeiro já está classificado para as semifinais no sábado, decidindo amanhã, com os argentinos, quem será o primeiro da chave.


      

Começou o Sulamericano de Vôlei!

          Finalmente começou! Hoje começou o Campeonato Sulamericano de Clubes. Linares está em festa e o clima, à tarde, ajudou bastante! Céu azul, temperatura amena e até a Cordilheira dos Andes deu o ar da graça, já que nos últimos dias esteve escondida atrás de pesadas nuvens. A delegação treinou na academia pela manhã e às 17:00 hs, saiu do hotel com destino ao Ginásio. Quando lá chegamos a vista da Cordilheira com um céu muito azul já pressagiava uma vitoria convincente.


              O Ginásio é pequeno mas porém bastante acolhedor e funcional. Os vestiários atendem bem aos atletas e as arquibancadas não possuem cadeiras, mas um estrado de madeira que evita o contato do espectador com o cimento frio. A cidade está toda mobilizada em torno do evento e há a presença de muitos escolares (as meninas de saia pregueada e os meninos de gravata).
            A presença do SADA Cruzeiro chama muito a atenção dos linarenses que entendem bastante de voleibol, uma vez que o atual campeão da liga nacional do Chile é da cidade. Todos conhecem nossos atletas pelos seus respectivos nomes e posições.


           Antes do jogo houve o tradicional aquecimento com bola e a execução do hino nacional, o que me encheu de orgulho. Devo reconhecer a fragilidade do time do Carmelo do Uruguai, com jogadores que fugiam bastante do padrão atlético dos jogadores de voleibol, mas devo reconhecer a atitude e determinação da equipe.
          O jogo transcorreu sem maiores problemas para o Cruzeiro que venceu por 3 x 0 com parciais de 25 x 09, 25 x 09 e 25 x 12, com o Professor Marcelo aproveitando para utilizar praticamente todos os jogadores da equipe no terceiro set. 
          Após a partida tivemos a cerimônia de abertura dos jogos com a presença das autoridades políticas, militares e esportivas locais e da região. A banda da Escola de Artilharia do Exército abrilhantou a apresentação tocando animados dobrados e tivemos ainda a apresentação de um grupo folclórico apresentando a dança típica regional de Linares que se chama "la Cueca".


          Após o encerramento da abertura, muitas fotos, viagem para o hotel, jantar e cama!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Diário de bordo - 04 de setembro de 2012

          Linares, Chile. Uma cidade que vive a lembrança, bem presente em todos os cidadãos, da tragédia que assolou a cidade e região do sul do Chile: o terremoto de 28 de fevereiro de 2010. Na cidade terremoto e na costa, bem vizinha daqui, um tsunami. Muita destruição e muita morte. Quando saímos caminhando pelo centro da cidade vemos as marcas nítidas nas construções e na conversa do simpático povo linarense.
          Ontem, pela manhã a equipe do SADA Cruzeiro fez exercícios físicos em uma academia no centro de Linares, Academia Nova Era, e enquanto se exercitavam saímos eu, Beto Marteletto, Dr. Rodrigo e Thiago para uma caminhada pelo centro de Linares para comprarmos chips para os tablets. Visitamos várias lojas e vimos de perto as marcas do famigerado terremoto.


          Após os exercícios na academia a equipe retornou ao hotel para o almoço, não sem antes fazer muita resenha na porta da academia. A alegria é uma das características desse grupo e motivo de tantas vitórias e conquistas. 
          Enquanto os atletas retornavam ao hotel, fui convocado, junto com Marina Medioli, Andréa, Luiz e Marcelo Mendes a comparecer à praça principal de Linares para uma solenidade na prefeitura. A prefeitura e a Governanza Regional se localizam em uma enorme praça, muito arborizada, onde foi instalado um palco e assistimos a um show de música e dança folclórica regional, a "Cueca". Após tal solenidade fomos convidados para um coquetel dentro do prédio da Prefeitura onde me foi contada em detalhes a História de Linares e seus vultos históricos. Foi na região de Linares que os espanhóis assinaram o tratado dando a independência ao Chile em 18 de setembro de 1810.





          Após a recepção na prefeitura encontrei os pais do Daniel, nosso levantador, que também são pais da jogadora de volei, atualmente modelo, Mari Paraíba na praça assistindo a solenidade. Eles estão no Chile para assistirem os jogos do filhote campeão. São Isnaldo e Célia. Almoçamos juntos e, mais ou menos às 14:30 hs aconteceu o que eu achava que teria a oportunidade de conhecer no Chile: os lustres balançaram na cidade de Linares! Um terremoto! Bem, é claro que não foi nada de tão impressionante, pois não alterou em nada a vida dos que presenciaram tal abalo. Nós mesmos, que almoçávamos naquele momento, nem percebemos. Se as pessoas não comentasse o assunto, passaríamos ilesos de tal experiência. Mas valeu! Conheci meu primeiro, e espero último, terremoto!
          Do almoço fomos apanhados por uma dupla de guias turísticos e fomos conhecer a pré-cordilheira dos Andes. Antes passamos pela Igreja da Imaculada Conceição, que foi atingida pela terremoto, ficando em pé somente a fachada. Fomos em um jipe por uma estrada de terra acompanhando o curso do rio Achibueno que, assim como o rio Ancoa, nasce na Cordilheira dos Andes e abastece a cidade de Linares de água muito límpida. A natureza maravilhosa é uma das maiores qualidades do Chile e as paisagens são deslumbrantes! Passamos por uma ponte pênsil incrível que balançava demais a qualquer movimento brusco. Quase matei a amiga Célia do coração! Fizemos um belo pic-nic ao lado do rio e fomos até o posto dos carabinieros chilenos quase na fronteira com a Argentina.





          Na volta paramos em uma casa especializada em "tortillas", "empanadas" e um desconhecido "cancho en piedra" e nos fartamos de tanto comer. La Carmenzita nos recebeu muito bem e nos apresentou as outras três irmãs que com ela trabalham com muito afinco. O maior orgulho delas é que o trabalho as mantém unidas. Muito bonito isso. Um dos filhos de Carmenzita é torcedor ferrenho da Univesidad de Chile, "La U" e ficou muito feliz quando lhe mostrei uma foto que tenho com Montillo. Quase desmaiou quando contei que quase compramos Lorenzetti! Disse que era melhor comprarmos o time todo de uma vez!
          Foi muito bom conhecer os pais do Daniel. Agora já conheço a família quase toda, só falta conhecer a estrela Mari Paraíba!


          Ao retornar demos conta que havíamos chegado tarde demais para assistirmos o jogo treino do SADA Cruzeiro contra o Hurricanes da Bolívia onde vencemos por 2x1. O professor Marcelo aproveitou bastante a oportunidade e colocou todo o mundo para jogar.


          À noite tivemos um congresso técnico e depois um coquetel de congraçamento. Muita alegria e muito cansaço. A prova é que só estou redigindo agora....
          Hoje, às 18:30 se inicia mais uma página heroica e imortal de nosso Cruzeiro. Iniciamos o Sulamericano de Volei contra os uruguaios! 
          Vamos, vamos, Cruzeiro! Vamos, vamos a ganhar! Vou aonde você for, só para ver você jogar!